A IMPORTÂNCIA DA COR

NAS DIFERENTES DIVISÕES DA CASA

Quando o assunto é a decoração da casa, no que toca à pintura, o pensamento nunca pode ser pintar tudo de branco.

Isto porque cada espaço precisa de cores específicas para ter a energia certa, pois a cor assume uma responsabilidade importante na transmissão de sensações em cada ambiente.

Fique atento às nossas dicas.

Quantas vezes já sentiu que faltava algo na sua sala, mesmo tendo muitos acessórios? Ou quantas vezes sentiu sonolência numa divisão que era suposto ser de socialização?

Pois é, a cor pode mesmo ser um fator que influencia nestas pequenas (grandes) coisas.

Preto  – Associado ao elemento água, o preto é a cor ideal para divisões onde o objetivo seja transmitir sensação de profundidade, mas é importante não abusar, pois poderá transmitir efeitos contrários, como pensamentos negativos, angústia e tristeza. Mas se for bem utilizado, misturado com cores suaves e quentes, como o branco e vermelho (por exemplo) cria um ambiente sofisticado.

Branco – Cor neutra e fria, sinónimo de tranquilidade, o branco combina com qualquer decoração. O ideal é ser usada em cozinhas, casas de banho e corredores, no entanto em excesso pode causar desconforto. Conjugá-la com outras cores e outros elementos, como madeira ou quadros, é uma opção inteligente. Deve ter sempre em atenção que o branco expõe mais a sujidade.

Cinzento – Apenas cinzento, não. Conjugar esta cor com outras é uma opção inteligente para que não se caia no erro de ficar associada a um ambiente triste ou demasiado simples. Uma cor que está na moda pode ser uma solução para resolver conflitos de decoração.

Verde – Natureza, prosperidade, esperança, paz, sossego, frescura e liberdade. Estas são algumas associações ao verde. Conjugar vários tipos de verde com azul é uma boa opção para quartos de criança ou casas de banho.

Também é uma boa opção para a sala de estar, mas com tonalidades menos intensas para não causar sensação de cansaço.

O verde ainda ajuda a despertar o talento e a aumentar o bem-estar físico e emocional, pois está também associado à saúde – nutrição e equilíbrio do corpo.

Conjugar o verde com elementos da natureza como madeira, plantas e flores é uma boa ideia, para aumentar a energia e tranquilidade do espaço.

Azul – Cor que transmite calma e tranquilidade, o azul é ideal para zonas em que se precise de aliviar a tensão, meditar e interiorizar. Quartos de criança e casas de banho são as divisões da casa mais adequadas para o azul claro. Por sua vez, o azul escuro transmite seriedade, pureza e confiança, mas não deve ser usado em demasia, pois poderá tornar-se depressivo – pode adequar-se à sala de estar, ganhando destaque em pequenos detalhes que fazem a diferença – jarros, bandejas, cestos, entre outros.

Rosa – Gentil e aconchegante, o rosa proporciona ternura e conforto. Normalmente é associado a raparigas, mas poderá também ser uma boa escolha para quarto de casal – em detrimento do vermelho.

Usar o rosa na sala de estar é uma opção inteligente porque oferece hospitalidade. Abajur, passadeira e cortinas são acessórios que podem enaltecer a cor.

Vermelho – É a cor mais quente e intensa…. Transmite paixão, amor e energia, e desperta sensações vibrantes às pessoas que estejam nesse espaço. Quando usada em demasia pode ser um erro, pois pode provocar alguma irritação e agressividade, mas se for conjugada com outras cores, como o branco ou preto, pode dar um toque especial à divisão.

Se tiver que escolher uma divisão para usar esta cor, prefira espaços onde não esteja muito tempo, como por exemplo quintal, jardim, corredores ou salas de visitas.

Laranja – Cor associada ao elemento fogo, ao otimismo e alegria. Estimula os sentidos de criatividade e sobretudo da comunicação. Por essa razão, é uma ótima opção para zonas onde se deseje estimular o diálogo, tal como a sala ou sala de jantar. Para além disso, ajuda a aumentar a confiança e ajuda a que a conversa flua mais facilmente.

Amarelo – Cor que transmite inteligência, raciocínio e felicidade. Está também associada a elementos como o dinheiro e poder e emana alegria para a divisão onde for aplicada. Por estas razões, escritório ou ambientes em que a família se reúna para conviver são as melhores divisões para aplicar esta cor.

Roxo – Uma cor com duplas sensações. Por um lado, quando usado de forma equilibrada, o roxo confere elegância. No entanto, quando usado em demasia pode causar tristeza. Boa sugestão para zonas de relaxamento e leitura.

AS MELHORES CORES PARA CADA DIVISÃO

Sala – É importante aplicar a cor consoante o espaço que se tem disponível. Cores claras e harmoniosas como o branco, cinzento claro ou tons pastel são boas opções. No entanto, se a sala tiver muita luz natural e for de grandes dimensões, pode utilizar cores escuras ou mais fortes.

Uma ou duas paredes com cores mais marcantes pode ser uma aposta positiva, no entanto nunca deve usar mais do que dois tons para além da cor de base. Tons suaves com tons escuros é uma boa ideia, para haver uma harmonia natural entre cores.

Quarto de Casal –  Cores fortes no quarto pode ser uma opção agradável, mas… para pormenores como almofadas e outros elementos decorativos. Nas paredes do quarto deve deixar predominar cores pouco vibrantes que proporcionem relaxamento.

Outro fator importante é a iluminação! Se a divisão tiver bastante luz natural, então não precisa ter medo em usar cores escuras.

Cores a evitar:

Amarelo, Vermelho, Laranja e Rosa: podem potenciar insónias e despertar a fome.

Azul: em excesso pode originar melancolia e tristeza.

Verde: em espaços pequenos pode despertar claustrofobia.

Branco: em excesso, pode transmitir sensação de frio e vazio.

Quarto de Criança – Meninos com azul. Meninas com rosa. Será assim? Pode ser, até os pequenos gostarem. No entanto, deve sempre dar preferência a cores neutras, como branco, cinzento claro e tons pastel, acompanhando sempre com madeiras claras para que o quarto tenha um ambiente jovem e leve.

Cozinha – Neste ambiente, para que os tons escuros sobressaiam, é recomendado utilizar uma base clara. De seguida, tons como mercúrio, petróleo e quartzo são algumas opções para esta divisão da casa. No entanto, devem ser utilizadas juntas, pois a predominância de uma irá criar um ambiente escuro e monótono.

Casa de Banho – Nesta divisão da casa é recomendável que haja, pelo menos, dois tons distintos. Uma base clara para a maioria do espaço, acompanhada de detalhes de decoração em tons mais forte, e um tom mais escuro para reforçar as zonas em contacto com a água.

Muitas vezes as casas de banho têm azulejos antigos e feios. Por essa razão, uma opção económica e prática é pintá-los para que se tornem mais modernos e se enquadrem no novo “look” da divisão.

USAR COR PARA ALTERAR DIMENSÕES 

Ampliar uma divisão – Tons claros, como o branco ou bege, nas paredes e teto transmitem a sensação de amplitude, pois refletem mais a luz.

Alongar o espaço – Quer alongar o ambiente numa divisão retangular? Combine paredes escuras com teto e chão claros, já que a cor escura vai aumentar as linhas horizontais.

Criar a ilusão de largura – Se, por outro lado, quer alargar uma divisão, pinte a parede do fundo e o teto com uma cor escura e deixe as paredes maiores (laterais) em tons claros. Dica: é uma boa solução para corredores muito estreitos.

Encurtar as paredes – Para dar a sensação de paredes mais curtas, crie uma divisão pintando a parte de cima em tom escuro e deixando a parte de baixo com cor clara.

Diminuir a largura da divisão – Para “diminuir” a largura da sua divisão aplique tons escuros em paredes opostas e deixe os tons claros para as para as paredes do fundo e teto.

Destacar uma parede – Como em tudo na vida, o que se destaca é sempre o que é diferente. Por isso, neste caso a solução é muito simples – se quer destacar uma parede, pinte-a numa cor diferente daquela que predomina na divisão!

Compactar o espaço – Espaços muito grandes podem tornar-se desconfortáveis e impessoais. Se pretende compactar uma divisão para torná-la mais aconchegante, pode usar uma cor escura em todas as paredes e no teto.

Tornar o espaço mais curto – Em divisões muito compridas, a estratégia passa por pintar a parede de fundo num tom escuro, deixando as restantes num tom claro. Verá como a sensação de profundidade vai diminuir.

Rebaixar o teto – Numa divisão com pé direito muito alto pode ficar com a sensação de vazio. Consegue diminuir a altura pintando o teto de cor escura e deixando as paredes em tom claro.