DECORAR A CASA ATRAVÉS DE FENG SHUI

JÁ OUVIU OU LEU ALGO SOBRE FENG SHUI?

Se sim, esqueça tudo aquilo que pensa que sabe…

Se não, prepare-se para uma ideia completamente diferente daquilo a que está habituado relativamente a decoração. Porquê?

Decorar uma casa vai muito além de juntar tudo aquilo que gosta no mesmo espaço. É preciso conjugar o que gostamos, com o que precisamos e com o que devemos ter.

A isto, ainda é necessário juntar as energias…. Confuso?

Calma, já vai perceber tudo!

O que é o Feng Shui?

Feng Shui – ou traduzido literalmente, vento e água, é uma linha de pensamento com origem chinesa, que encontra no yin/yang uma ligação direta entre as energias positivas e o bem-estar dos espaços em que habitualmente estamos – casa e local de trabalho.

Inicialmente, o mais importante de reter é que esta linha de pensamento assenta no conceito de que todos os elementos do sítio onde estamos devem estar alinhados e orientados de uma certa forma – para que as energias positivas fluam normalmente. Tal como a disposição, organização e decoração do espaço devem ser pensadas ao pormenor pois refletem-se no estado de espírito dos habitantes.

Continua sem perceber nada e confuso? É normal, há mestres e especialistas nesta temática… Não é algo fácil de explicar mas depois de entender é simples de aplicar.

O que é o Chi?

Ch’i significa energia e na arte do Feng Shui pratica-se a ideia de que tudo e todos os objetos têm vida e, por isso, energia Ch’i.

Através da arte do Feng Shui é possível preservar a boa energia nos ambientes e reduzir os efeitos negativos das influências nocivas ao espaço.

Para conseguir o equilíbrio dos ambientes, o Feng Shui utiliza os cinco elementos da Astrologia chinesa: a água, o fogo, a terra, a madeira e o metal, que representam as formas fundamentais do universo.

Para que a energia flua e consiga criar ambientes favoráveis, os especialistas recomendam que utilize todos estes elementos na decoração da sua casa. Fazê-lo não é tarefa fácil, pois é preciso um vasto conhecimento na matéria. Ainda assim, fique a conhecer os elementos do Feng Shui e descubra, em traços gerais, como representá-los na sua casa.

Os 5 elementos do Feng Shui e como utilizá-los

FOGO – Traz motivação, estimula a ação e o intelecto;

Formas – Triângulo, Ângulos Agudos, Formas Pontiagudas.

Cores – Vermelho, Laranja, Amarelo, Dourado.

Materiais – Objetos feitos pelo homem utilizando o calor ou processos químicos.

Como representá-lo – Luz Natural/Artificial (velas, candeeiros, abajures, incensos ou peças de arte que representem o sol, a luz ou o fogo).

Objetos de Origem Animal (peles, couros, lãs ou peças de arte que representem animais.

Terra – Aumenta a estabilidade, confiança e segurança;

Formas – Quadrado, Retângulo, Superfícies Planas.

Cores – Amarelo, Roxo, Laranja, Rosa, Castanho e tons terra.

Materiais – Argila, Barro, Cimento.

Como representá-lo – Peças de Tijolo, Cerâmica ou Terracota/Barro, azulejos, livros, alimentos, flores e vasos, estátuas, peças de arte que representem paisagens de desertos ou campos.

Metal – Atrai Força Moral, Prosperidade e Sucesso Financeiro;

Formas – Círculo, Arco, Formas Ovais.

Cores – Branco, Cinzento, Tons Pastel.

Materiais – Metais, Mármore, Granito.

Como representá-lo – Objetos de Metal, rochas e pedras, cristais naturais, peças de arte que representem montanhas com formas arredondadas.

Água – Atrai Força Moral, Prosperidade e Sucesso Financeiro;

Formas – Círculo, Arco, Formas Ovais.

Cores – Branco, Cinzento, Tons Pastel.

Materiais – Metais, Mármore, Granito.

Como representá-lo – Objetos de Metal, rochas e pedras, cristais naturais, peças de arte que representem montanhas com formas arredondadas.

Madeira – Está relacionada com a expansão, crescimento e maturidade;

Formas – Círculo.

Cores – Verde, Azul, Violeta.

Materiais – Madeira, plantes e flores.

Como representá-lo – Objetos de madeira (móveis, acessórios, molduras, pisos), plantas e flores naturais ou artificiais, estampas florais, peças em coco ou palha, algodão, linho e seda, quadros/fotos/gravuras que representem paisagens, jardins, plantas e flores.

Agora que já sabe um pouco mais sobre o que é o Feng Shui e que já conhece algumas formas de representar os 5 elementos na sua casa, fique com algumas sugestões de como aplicar esta arte em cada divisão.

Aplicar Feng Shui 

  • Na Entrada:

Sim – A entrada deve ser bastante iluminada. Um dos pormenores mais importantes deste espaço é o espelho. 

Não – A desarrumação, as roupas penduradas, os sapatos espalhados, o correio e publicidade por ler são coisas a evitar ao máximo.

  • Na sala:

Sim – Plantas naturais, quadros coloridos, fotografias com boas memórias são bons elementos decorativos. Quanto aos móveis, devem estar sempre livres de pó e arrumados.

Não – Tralhas, acumulação de móveis desnecessários e atolados de “elementos decorativos” não faz parte da linha do feng shui, isto porque impede e energia de circular livremente, obstruindo o caminho.

  • Na cozinha:

Sim – Ter tudo limpo (desde eletrodomésticos aos próprios móveis e bancada). Evitar manter durante muito tempo alimentos estragados. Deve haver plantas entre o lava-loiça e o fogão para criar harmonia entre a água e o fogo. Taças com fruta proporcionam um fluxo agradável de energia.

Não – Ocultar as facas e evitar os cantos retos para não prejudicarem o movimento de energias.

  • No Quarto:

Sim – Ter duas mesas de cabeceira é recomendado porque ajuda à estabilidade da relação.

Não – Evitar elementos ímpares para que não haja falta de equilíbrio. Evitar a desarrumação debaixo da cama para que o ar circule naturalmente. Evitar equipamentos eletrónicos.

Estas são apenas algumas ideias gerais que podem ajudar a trazer boa energia ao seu lar. No entanto, como já foi referido, para ter a sua casa alinhada com o Feng Shui há muitos aspetos que deve ter em conta. Para isso, pode sempre contar com o trabalho de um especialista… até lá fique com as nossas sugestões e… boas energias!!!